Qual camera comprar não é mais importante do tipo de lente que voce compra…

 

The Canon EOS Lens Database

(foto emprestada do site da canon)

Recentemente eu tenho recebido muitas perguntas de fotografos que estão começando na fotografia e enviam uma mensagem perguntando a  minha opinião sobre qual camera comprar. Eu, antes de sugerir uma promoção especial que tem por ai eu respondo com a pergunta: Que tipo de fotografia voce quer fazer? A resposta para essa pergunta é muito importante nessa escolha.

Um dos erros clássicos de novos donos de cameras ( e até mesmo alguns experientes que deveriam saber melhor) é focar toda atenção em que corpo de camera comprar. Não obstante,  O comprador mais esperto entende que o processo é na verdade assim:  Primeiro se tem que determinar que tipo de fotografia voce quer fotografar, e só então , se preocupe com que tipo de camera que for compativel com essas lentes melhores para esse tipo de fotografia. Se tiver auto-disciplina e sabedoria para seguir esse conselho vai economizar dinheiro e vai ficar muito mais feliz na hora que for fotografar seu objetivo.

Não existe uma regra absoluta que só pode usar um tipo de lente para cada tipo de fotografia, porque voce pode fotografar uma diversidade de coisas com as mesmas lentes, mas aqui vai um guia geral para voce saber que lente é favorita para o tipo de fotografia que voce quer fazer. Esse guia é referencia para quem tem DSLRs  full-frame. SE voce tem uma APS-C a distancia focal tem de ser multiplicada por 1.6.

Paisagens e interiores: Lentes bem abertas de 16-20mm
Paisagens, viagens: e retratos de grupos: lentes abertas de 24-35mm
Viagens e propósito geral : telephoto de 85-200mm
Esportes e vida-selvagem : padrao 200-300mm
Esportes e vida-selvagem : para mais distancia 400-600mm
casamentos, festas, e eventos-: 24-70mm. ( nunca deixo em casa quando vou num casamento)

Se voce é fotografo iniciante e quer entrar no mercado de eventos e já tem uma camera ou tem planos de comprar uma, uma das primeiras lentes que voce poderia comprar, e talvez a unica que voce precise é uma boa lente zoom que fica no meio tipo a 24-70mm. Ela é de boa qualidade, é rapida o suficiente e não é super grande para o dia-a-dia. Isto te vai salvar da doença que muitos de nós temos de querer comprar todas as lentes que tem por ai. Eu mesmo tenho umas lentes que comprei e usei apenas 2-3 vezes. Já a 24-70 não tem uma só vez que eu me lembro que não usei ela no meu trabalho de fotografar casamentos.

fonte: O site photographytalk publicou um artigo em 14 de Abril de 2012 que eu acho ter uns ótimos pontos sobre esse assunto.

link para o artigo original
http://www.photographytalk.com/photography-articles/2269-6-tips-to-help-photographers-avoid-the-lens-crazies

Leave a Reply

