Explicando o meu sistema atual de orçamento.

 _MG_7585Como eu faço para cobrar por meus serviços fotograficos?

Hoje eu atualizei meu orçamento que eu envio para as noivas que solicitam meuços serviços. Não é um trabalho fácil, levei umas 20 horas para terminar, entre solicitando ajuda de colegas que sabem mais do que eu e pensando qual é o melhor meio de vender meus serviços, e quanto mais eu reviso mais detalhes e mudanças eu penso que precisa ter. É um trabalho que parece sem fim construir um sistema de preço, que determina o valor justo dos produtos que eu ofereço na minha empresa de fotografia.

Por muitos anos eu tentei vários sistemas… no começo nem tinha um sistema porque pouco sabia sobre o assunto. tentei muitas coisas menos que perfeitas até que encontrei em um dos cursos com o fotografo David Ziser um sistema que tem funcionado para mim nos últimos 3 anos. Meu sistema atual pode não ser ideal para todos os fotógrafos e nem penso que será o último sistema que eu vou experimentar, mas queria ressaltar que em matéria de cobrar pelos serviços ter um sistema, seja o que for é melhor do que não ter nenhum.

Resumindo, eu vendo nível de cobertura adequada para o evento. Repare que eu disse nível de cobertura, e não pacotes. Para ser honesto com você, eu parei de vender pacotes faz tempo.

Eu também vendo os meus serviços à la carte – Se compra  o nível de cobertura e se adiciona álbuns de família e extras em cima do foi comprado no nível de cobertura.

Os níveis de cobertura

Eu tenho cinco níveis de cobertura que variam de 2 horas de cobertura até tempo ilimitado. Sim, eu já tive dias de 16 horas de trabalho quase sem parar. Mas a media de um casamento de dia inteiro é 8 horas.

Bem vamos falar um pouco dos níveis de cobertura que uso…

O primeiro nível

inclui toda a cobertura de todo o dia, conforme necessário. Este nível de cobertura inclui 100 imagens vinculadas em um belo álbum de capa de couro. Ele também incluiu um crédito de R$ 200 em direção a fotos impressas. Nesse plano  inclui melhorias de imagem, também. Isso significa que se tenta fazer com que  todos se pareçam com estrelas de cinema.

As fotografias online numa galeria protegida com senha.

E, por último, inclui uma sessão de retratos casuais da noiva e do noivo. Custo total – cerca de 3 vezes mais do que a cobertura mais econômica.

O primeiro nível é para seria tipicamente para um cliente que vai ter um evento muito grande.

Segundo nível

O Segundo nível ainda inclui a cobertura ilimitada para o dia e 75 imagens vinculadas em um álbum de couro. Inclui a sessão casual de retratos da noiva e do noivo.

Está é uma cobertura legal para o cliente querer economizar alguns REAIS e ainda ter a cobertura completa do seu evento.

Quando os noivos acham que o primeiro nível está além do orçamento deles, o que acontece é que eu respondo algo assim. “OK, Deixe eu te mostrar então a cobertura mais popular.” E dai eu digo o que está incluído.

Eles estão economizando dinheiro com o Segundo nível e fica muito mais perto do orçamento deles.

Ambas coberturas, a primeira e a segunda incluem também um segundo fotografo, geralmente algum estagiário que está aprendendo comigo como fazer casamentos.

80% dos meus clientes fecham comigo o contrato com o segundo nível de cobertura

Terceiro Nível

O terceiro nível é a minha primeira cobertura com um limite de tempo associada a ela.

inclui 6 horas de cobertura e

imagens vinculadas em um album-livro, mas não um álbum de couro. Por um preço modesto o cliente pode comprar o album de couro também.

O segredo do meu sucesso de vendas é como eu apresento essa opção para o cliente. Eu aviso pra eles que este nível  de cobertura é para algo assim: “…uma cobertura menor que é reservada para um casamento menor, tipo assim 75 pessoas em um local bem menor do que o que vc está planejando. Para o seu evento o segundo nível é muito melhor.”

Agora, se o cliente está planejando uma festa de noivado, que normalmente são cerca de 5 longas horas com os grupos familiares preliminar, coquetel, em seguida, jantar e dançar, Nível Três é a cobertura perfeita para esse tipo de evento. Mais uma vez, eu estou vendendo o nível de cobertura para ajustar o tempo do evento. Esta cobertura é então adicionada a um primeiro ou segundo nível.

Quarto Nível

O quarto nível  é um evento de quatro horas, que inclui 100 imagens em um fotolivro, mas não um álbum de couro. Este tipo de cobertura é perfeito para casamentos muito pequenos de cerca de 25 amigos próximos e familiares. Esta cobertura também é perfeita para jantares de ensaio, festas de aniversário, ocasiões especiais, celebrações do aniversário e eventos corporativos.

Quinto Nível

Essa é a menor cobertura que tenho – 2 horas de cobertura. Novamente, é reservada para os pequenos eventos corporativos, almoços, eventos especiais na residência do cliente.

Conclusão

De qualquer forma, espero que consegui dar  uma idéia de como apresento minhas coberturas para os clientes sempre enfatizando a cobertura adequada para o evento. Uma vez que seja resolvido, podemos seguir em frente e mostrar-lhes outros produtos e serviços que oferecemos.

Fato, digital mudou a forma como muitos fotógrafos estão oferecendo seus serviços, não muitos fotógrafos, mesmo oferecendo álbuns, mas apenas a queima de todas as imagens em um CD. A dois anos atrás tentando ser um pouco mais moderno e criativo eu até fiz o meu primeiro casamento aonde eu entreguei as imagens carregadas em um Apple iPad novinho.

As coisas estão mudando e elas estão mudando rapidamente. Aqueles como nós que estão neste negócio há vários anos não podemos se acomodar ou não querer enxergar maneiras criativas de melhorar a experiência fotográfica para nossos clientes e continuar a ser rentável a nós mesmos.

A maneira certa de fazer as coisas é o caminho que conduz a um resultado bem sucedido para o proprietário do negócio e tem o cliente feliz com o resultado!

Leave a comment